Se você acredita no Instagram, sua casa deve ficar assim: móveis com linhas curvas, paredes azuis empoeiradas, duas cadeiras de destaque e um cobertor de pelúcia. Esse design pode ou não falar com você, mas sua presença nas grades dos designers de interiores hoje em dia quase se infiltra em sua consciência.
Boas notícias para os amantes dos estilos industriais, boêmios e amantes de chalés costeiros: as regras de design de hoje são infinitas, não binárias e incluem tudo. Não importa o que o Instagram diga, é tudo uma questão de misturar. Resumindo: vale tudo hoje em dia. A chave é usar o que te faz feliz.
+ Faça seu banheiro parecer maior com essa ideia genial
+ 5 cores de carpete a serem evitadas
+ Quais cores combinam com marrom? 4 combinações de cores perfeitas
Claro, alguma orientação é sempre bem-vinda. Portanto, para aumentar seu léxico de design e provar que existe um mar de looks para uma sala, aqui está o que você deve saber sobre os principais estilos de design de interiores – e como tirar proveito de cada um.
Se você ama linhas curvas e paredes azuis empoeiradas ou quer pintar tudo em tons de joias, deixe este ser o seu guia de design para criar uma casa totalmente personalizada.
Nº 1: Minimalista
Alguns o chamam de ascético, outros brando, e muitos veem essa abordagem como um estudo de serenidade e calma. Independentemente de como você descreva esse estilo de design de interiores, uma coisa é certa: o minimalismo teve um poder de permanência significativo. Simplificando, um interior minimalista renuncia a quaisquer acessórios de decoração estranhos ou móveis adicionais para honrar o essencial. Os designers que se concentram na decoração minimalista enfatizam a função, o espaço para respirar e o espaço negativo. Tudo tem um propósito, seja para proporcionar conforto ou beleza. O resultado é harmonia e facilidade.
Os principais atributos do Design Minimalista incluem:
- Móveis escassos que atendem a várias funções
- Muito poucos objetos adicionados
- Espaço negativo organizado
- Cores neutras uniformes ou preto e branco
Nº 2: Japandi
Uma mistura de design japonês e escandinavo, Japandi mescla duas estéticas culturais que compartilham o amor pela natureza e pela simplicidade. Os designers dão vida a esse visual com tons naturais e materiais orgânicos como madeira, linho e papel. No geral, a estética oferece uma vibração simplista e discreta. Como Laila Rietbergen, autora de Japandi Living, descreve, “menos é mais” em relação a esse estilo de design relaxante.
Os principais atributos do Design Japandi incluem:
- simplicidade discreta e silenciosa
- madeiras ricas em vários tons
- o uso de múltiplas texturas e tons
- formas orgânicas
Nº 3: Tradicional
Como o próprio nome sugere, o design de interiores tradicional extrai da tradição – e da história. Com origem no final do século 18 e início do século 19, as raízes tradicionais vêm da decoração clássica europeia facilmente encontrada em filmes de época e lojas de antiguidades. Isso inclui ricos móveis de madeira de mogno com detalhes, latão patinado, decoração de vidro e cerâmica do velho mundo e arte ornamentada. O conforto é fundamental com o design tradicional embelezado com padrões e cores vivas.
Os principais atributos do Design Tradicional incluem:
- móveis antigos
- um aceno substancial para casas francesas e inglesas
- decoração atemporal que remonta a séculos
- cores decorativas e estampas botânicas
Nº 4: Barbiecore
Nenhum outro estilo de design de interiores abraça o rosa em toda a sua glória como o Barbiecore. Essa estética, que parece a própria Barbie transformada em uma sala de estar, tem dominado os feeds das redes sociais desde o anúncio do filme Barbie dirigido por Greta Gerwig. Mas nem tudo é rosa. Este estilo de design combina tons de joias, estampas gráficas ousadas e criatividade absoluta. Como diz Gifty Walker, diretor de merchandising da Joybird, Barbiecore é “um lembrete para continuar expressando nosso estilo único, não importa a idade que tenhamos”.
Os principais atributos do estilo Barbiecore incluem:
- detalhes dourados
- cores contrastantes de rosa, azul, amarelo e muito mais
- linhas curvas
- materiais ornamentados, como mármore
Nº 5: Moderno Boêmio
Nos últimos séculos 18 e 19, as ruas de Paris e Londres começaram a ver uma onda de moda iconoclasta. Os criativos rebeldes estavam adotando cores vivas e muitas camadas. Esse visual acabou ficando conhecido como boêmio, uma vocação para o grupo de pessoas da Boêmia, região eclética da antiga Tchecoslováquia. Hoje, a estética boêmia adota um visual sem regras, colorido e expressivo. Trata-se de misturar achados do mercado de pulgas com toneladas de cores e texturas ricas. O “moderno” em Bohemian Modern marca qualquer decisão de design que honre os estilos de vida de hoje, como armários atualizados e azulejos elegantes.
Os principais atributos do design moderno boêmio incluem:
- um casamento de cores brilhantes, especialmente turquesa, ouro, fúcsia e vermelho
- muito vintage e antiguidades
- têxteis globais
- materiais orgânicos com metais patinados
Nº 6: Escandinavo
Entre na casa de um sueco, finlandês, norueguês ou dinamarquês e provavelmente sentirá conforto imediato. A região escandinava é conhecida por sua abordagem sutil, mas confortável, ao design de interiores. Muito parecido com o minimalismo, tudo em uma casa Scandi tem um propósito, mas há menos contenção e mais ecletismo. Cores e elementos naturais reinam, assim como bordas suaves, brancos brilhantes e o icônico sofá cônico e perna de mesa. O visual mescla utilidade, beleza e aconchego.
Os principais atributos do Design Escandinavo incluem:
- bordas suaves
- madeira clara e materiais naturais
- pernas de móveis finas e cônicas
- lances texturais feitos de lã grossa e algodão macio
- cinzas neutros, beges e cremes
Nº 7: Industrial
O desenho industrial está de acordo com a natureza de um edifício. A melhor maneira de descrever isso é tomar, por exemplo, os prédios da antiga fábrica no Meatpacking District de Manhattan. Quando os projetistas transformaram esses prédios de trabalho árduo em residências tipo loft, eles honraram os tubos de aço e as paredes de concreto, mantendo-os expostos. Grande parte da decoração industrial homenageia metal, tijolo e concreto. Tetos altos, sofás grandes e confortáveis e obras de arte geralmente suavizam arestas duras e tons masculinos. Esta é uma incompatibilidade de peças que funcionam.
Os principais atributos do Design Industrial incluem:
- aço exposto, tijolo e concreto
- bordas duras
- grandes sofás e mesas
- detalhes em metal e iluminação
- móveis desgastados
Nº 8: Rústico da Califórnia
A estética rústica da Califórnia se inspira na sensação arejada e arejada da costa oeste e se casa com um pouco de fazenda rústica no campo. Combina as vibrações terrosas da Califórnia com um toque moderno. A aparência final é relaxada, sem esforço e brilhante, enfatizando tons de terra e madeiras naturais. Muitos costumam confundir esse visual com minimalismo e escandinavo, o que faz sentido. Os três estilos de design compartilham uma afinidade pela abordagem menos é mais. Além disso, como o período colonial espanhol teve um impacto substancial na arquitetura da Califórnia, muitos designers tecem elementos espanhóis.
Os principais atributos do Design Rústico Da Califórnia incluem:
- faróis altos expostos
- muitas madeiras brutas
- grandes janelas para deixar entrar a luz natural
- beges neutros e verdes terrosos claros
- Plantas de interior
- móveis antigos e modernos simples
- materiais naturais, como juta e linho
Nº 9: Chalé Costeiro
Inspirado pelo mar, o estilo Coastal Cottage casa o aconchego do rústico californiano com itens de decoração e cores oceânicas. O branco brilhante geralmente fornece a base, que é acentuada por troncos, conchas, estampas naturais e decoração com cordas. Sofás gigantes de pelúcia, muitas vezes em tons claros de linho, ancora os quartos. Há uma ênfase no conforto e leveza.
Os principais atributos do Design Coastal Cottage incluem:
- tinta branca açucarada
- sofás de linho
- detalhes em azul marinho e azul celeste
- itens de decoração de corda, troncos e conchas
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook!